top of page

O que é Tecnologia Inverter?

Diariamente, quando pesquisamos sobre Ar Condicionado, encontramos o termo "Ar Condicionado Inverter".
Mas o que é exatamente essa Tecnologia Inverter, e por que adquirir um Condicionador de Ar com essa tecnologia?

A Tecnologia Inverter foi desenvolvida pela empresa Toshiba há cerca de 30 anos, no Japão.  Desde então vem sendo cada vez mais utilizada por representar uma redução de até 60% no consumo de energia quando comparada a Split tradicionais. Este tipo de tecnologia vem se espalhando facilmente para outras linhas de produto justamente por conseguir uma redução significativa no consumo de energia. Já é possível encontrar alguns produtos da linha branca (Freezer, Geladeira) com a Tecnologia Inverter.

A Tecnologia Inverter está presente somente em alguns fabricantes de Ar Condicionado, tudo isso pelo seu alto custo, pois o aparelho utiliza o gás ecológico R-410A, que não emite CFC, causador de agressões na camada de Ozônio e ainda um sistema inteligente de desempenho.

O sistema inteligente de desempenho é capaz de atingir a temperatura desejada rapidamente e a mantém constante, com pouca oscilação do compressor do equipamento. Os Split tradicionais quando atingem a temperatura programada no controle remoto fazem o processo de desligamento do Ar Condicionado, porém quando o termostato do aparelho identifica que existe necessidade de refrigeração do ambiente novamente, o motor de partida é acionado funcionando em sua carga máxima, desta forma o equipamento tem seu pico de partida elevado a sua máxima potência. O Sistema Inverter age de forma diferente.

Quando o Sistema Inverter atinge a temperatura ideal programada, ele diminui a rotação de seu motor, funcionando assim de forma preventiva, porém a partir do momento em que o sistema identifica novamente a necessidade de refrigeração do ambiente, ele aplica uma potência reduzida de acordo com a necessidade para voltar à temperatura programada, desta forma não existem picos de funcionamento máximo e sim controle absoluto.

 

Outro fator que se deve levar em conta é o nível de ruído do aparelho Split Inverter, que é consideravelmente menor, comparado aos aparelhos convencionais, devido ao sistema de operação interno, que habilita o compressor a operar em baixa rotação quando a temperatura fica estabilizada.
Ainda não existe, no mercado, nenhum modelo Janela com Tecnologia Inverter.

Por esse motivo, esses modelos ainda são em torno de 30% a 50% mais caros do que os modelos convencionais, dependendo do fabricante, mas optando pelos aparelhos Split Inverter, essa diferença pode gerar rapidamente um retorno do valor investido e uma maior economia de energia, chegando a economizar até 60% do seu consumo.

Quadro Comparativo do Sistema Inverter com Sistemas Convencionais.

 

Economia + Ecologia você encontra na Engecold!

 

bottom of page